Lúcio dos Santos

Escola Estadual Lúcio dos Santos
            O grupo escolar “Lúcio dos Santos” teve sua origem em 1903, sob a orientação das professoras Elisa e Amanda Buzelin, em uma modesta sala.  Esta era situada à rua Mauá, onde funciona,  atualmente, o Tremendal Esporte Clube, no bairro Carlos Prates, Belo Horizonte/MG.
Nesse mesmo bairro havia a Escola do Carlos Prates, cujas estruturas eram semelhantes ao grupo escolar “Lúcio dos Santos”, ambas as escolas funcionavam em uma velha e pequena sala, desprovidas de conforto e material para os alunos. No ano de 1925, Maria da Conceição Pinto Ferreira foi nomeada como Professora da Escola do Carlos Prates. No ano posterior, 1926, Maria da Conceição conseguiu a reforma e ampliação da Escola do Carlos Prates. Fato é que o projeto transformou-se na reunião dos dois pequenos grupos. Assim o “Lúcio dos Santos” e a “Escola do Carlos Prates” que funcionavam respectivamente das 12 às 16 horas, e das 07 às 11 horas, passaram a receber seus alunos em quatro turnos.
Em 1926, as escolas ficaram conhecidas como “Escolas Reunidas Lúcio dos Santos”.  No ano de 1928, mais de seiscentos alunos frequentavam o espaço. Em maio de 1929, a escola foi transferida para o atual prédio situado à rua Padre Eustáquio no Carlos Prates. E nesse contexto a Lúcio dos Santos contava com biblioteca, museu, caixa escolar, associação de mães, serviço de assistência médica-odontológica, serviço de alto falante e centro de cultura.

Atualmente o prédio foi ampliado, oferecendo a comunidade ensino fundamental, ensino médio regular e a EJA - Educação de Jovens e Adultos – totalizando 750 alunos matriculados, em três turnos de funcionamento. No quadro de colaboradores constam cerca de 52 professores e 19 profissionais na área administrativa. 
  A Escola Estadual Lúcio dos Santos realiza projetos como:
·         Feira de cultura anual com temas diversificados escolhidos por alunos e professores.
·         Olimpíadas anuais, realizadas em espaço cedido pelo SESC Padre Eustáquio já que na escola não tem quadra. São realizados campeonatos de vôlei, futebol feminino e masculino.
·         PEAS, Programa de Educacional de Atenção ao Jovem, cujo objetivo central é a promoção do desenvolvimento pessoal e social do adolescente através de ações de caráter educativo e participativo.
E recebe, desde o ano da implantação do PIBID na PUC Minas em 2010, uma equipe formada por 15 bolsistas das áreas: Biologia, Filosofia e Matemática, sendo cinco estudantes de cada uma delas.

Situada à Rua Padre Eustáquio, Nº 16 - Carlos Prates, Belo Horizonte-MG
                                                  Contato: (31) 3201-3933